Projeto do campus Barra do Garças produz protetores faciais para trabalhadores da saúde

Publicado por: Reitoria / 7 de Maio de 2020 às 18:38

Mais um projeto viabilizado pelo edital de apoio às ações de enfrentamento à Covid-19 da Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal de Mato Grosso está em funcionamento. Professores do campus Barra do Garças estão fabricando 330 protetores faciais, as chamadas máscaras face shield, para doar aos trabalhadores da saúde do município e região.

“Não estamos utilizando impressora 3D, mas sim uma CNC [Comando Numérico Computadorizado] de corte a laser, que torna o processo de produção muito mais rápido. Por exemplo enquanto uma 3d gasta em média 50 min para fazer um suporte da máscara, ontem pela manhã, das oito até agora, fabricamos 40 suportes”, explicou o coordenador do projeto e professor do curso Técnico em Informática e Administração, Anderson André Pereira Beloni.

Além dele, integram a empreitada outros três docentes do curso Técnico em Informática, Gleiner Rogerys Marques de Queiroz, Rui Ogawa e Antônio Carlos de Freitas Silva.

Beloni informou que o grupo está se organizando para solicitar um aporte financeiro ao projeto, que entendem ser uma parcela de contribuição, institucional e pessoal, à sociedade.

“Se conseguirmos [o aporte] passaremos de 1200 protetores produzidos. É uma maneira de contribuir com aqueles que estão na linha de frente, principalmente por saber que faltam recursos e apoio a eles. É uma forma de mostrar a essas pessoas que elas não estão sozinhas. Enquanto pudermos ajudar uma pessoa que seja em nossa cidade ajudaremos a escrever a história dessa luta amanhã e, principalmente, da nossa instituição”.

Além do campus Barra do Garças, estão fabricando protetores faciais os campi São Vicente, Pontes e Lacerda, Sinop e Juína.