NUMDI e Defensoria Pública lançam campanha para levar esperança a quem pede ajuda nos semáforos de Cuiabá

Publicado por: Reitoria / 20 de Abril de 2020 às 16:48

Uma parceria entre a Reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, Indígena e de Fronteira (NUMDI) e a Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep-MT), resultou na campanha “Abraços à Vida”.

A partir do próximo dia 27 de abril, serão distribuídas centenas de máscaras, 150 frascos de meio litro de álcool 70%, doados pelo IFMT – Campus Rondonópolis, além de roupas e brinquedos às pessoas que estão pedindo ajuda nos semáforos de Cuiabá, vulneráveis à contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19).

Segundo a professora Maristela Guimarães, do IFMT, o projeto foi idealizado pelo defensor público Roberto Vaz Curvo, diretor da Escola Superior. “É uma campanha que pode levar esperança aos que sofrem”, destacou.

“O papel da Escola foi construir o texto juntamente com o IFMT. É uma forma de educação em direitos e deveres. A ideia é abraçar todas as pessoas dentro do que a OMS (Organização Mundial da Saúde) fala”, explicou Vaz Curvo.

Também será distribuído um folder explicativo em espanhol, já que muitos desabrigados são venezuelanos que fugiram da crise em seu país natal. “Estou feliz, pois sei que faremos a diferença na vida de cada um. Venham somar conosco, serão bem-vindos”, declarou a professora, que compõe a coordenação colegiada do NUMDI e a Ouvidoria do IFMT.

O mesmo folder também será publicado em francês para atender aos africanos, principalmente senegaleses e haitianos, muitos também em situação de rua ou morando em abrigos na capital mato-grossense.

Todas as pessoas que pedem esmola nas principais ruas e avenidas podem receber o auxílio, incluindo, obviamente, os brasileiros. Boa parte dos recursos será custeada pelos próprios organizadores da campanha, que também contou com o apoio de amigos para arrecadar roupas e brinquedos, do programador visual e da professora de espanhol, ambos da Reitoria do IFMT. A campanha seguirá com outras ações que vão além do combate à pandemia.

Venezuelanos – Só em 2019, Mato Grosso recebeu mais de mil imigrantes do país vizinho. A maioria trouxe os filhos. Em alguns casos, é possível ver as crianças correndo entre os carros, enquanto os pais recolhem a ajuda oferecida pelos motoristas, que diminuiu muito nesse período de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19.

Apenas um abrigo recebe os venezuelanos que chegam à capital. O local, porém, estava lotado em janeiro. Havia 120 abrigados, sendo que a lotação é de 100 leitos.

(Fonte: Assessoria de Imprensa - Defensoria Pública de Mato Grosso)