IFMT Campus Pontes e Lacerda soma parceria com IFRO Campus Vilhena para produção de 2 mil litros de álcool 70%

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 15 de Julho de 2020 às 10:22

Professores do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste somam parceria técnica junto ao Instituto Federal de Rondônia Campus Vilhena, para produção de álcool no combate ao Coronavírus (COVID-19). Os docentes Adriel Martins Lima e Elber Araújo Hipólito já auxiliaram no preparo de 2 mil litros (de álcool glicerinado 70%), destinado a Secretaria Municipal de Saúde (para atender o hospital regional e as unidades básicas de saúde) e os profissionais da segurança pública, daquele estado. A iniciativa também conta com colaboração de empresários.

Adriel, que também é diretor de ensino do Campus lacerdense, ressaltou a iniciativa e lembrou a produção de álcool pelo IFMT em Pontes e Lacerda, direcionada aos órgãos públicos da cidade e municípios vizinhos. “Com o trabalho bem sucedido pelo Campus Pontes e Lacerda, o professor Ricardo Vanjura, que já trabalhou na unidade, convidou os integrantes do projeto local para o projeto de extensão junto ao IFRO Campus Vilhena, para produção de álcool glicerinado e em gel também (...). O projeto foi aprovado pelo departamento de extensão, então começamos os trabalhos para compra de material e insumo para produção. Fizemos a parceria, trabalhamos uma semana e finalizamos a produção de 2 mil litros de álcool glicerinado 70%, nesta primeira etapa”.

O professor ainda ressaltou a iniciativa.  “Foi uma parceria que deu muito certo com o IFRO Campus Vilhena. Continuaremos com projeto em si, também na produção do álcool em gel que será na segunda etapa. São muito importantes dentro da rede federal de ensino técnico, tecnológico, essas parcerias. O Campus Vilhena é um instituto irmão nosso, perto, temos que buscar parcerias nesse sentido e quem ganha é a comunidade escolar, da região, os servidores, alunos. Nesse momento de pandemia temos que unir as forças”, disse Adriel.

Coordenador do projeto no IFRO Campus Vilhena, o professor Ricardo Vanjura destacou o apoio. “A parceria com o IFMT Pontes e Lacerda foi muito importante na aquisição dos insumos disponíveis, assim como na parte técnica da produção e mão de obra, já que dois servidores vieram para nosso campus colocar a mão na massa para ajudar no desenvolvimento do processo, Adriel Martins Lima e Elber Araújo Hipólito. Agradeço muito aos servidores e ao Stéfano Teixeira Silva , pela colaboração e parceria com nosso Campus”, acrescentou.

Diretor do IFRO Campus Vilhena, Aremilson Elias de Oliveira agradeceu o suporte. “É muito difícil realizar um trabalho com sucesso sem ter parceiros ousados que abracem a causa e enfrentam os desafios. Ter recebido a cooperação técnica dos professores Adriel e Elber do IFMT Campus Pontes e Lacerda, e de demais colaboradores foi extremamente importante para o desenvolvimento das atividades. O IFRO Campus Vilhena está à disposição para futuras parceiras, seja para ações de combate a COVID-19, ou para desenvolvimento de projetos integradores de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo as nossas missões institucionais dando um retorno positivo para sociedade”, finalizou

Foto: Semcom/Prefeitura de Vilhena-RO