O IFMT - Campus Avançado Diamantino, em parceria com a empresa Libra Destilaria de Álcool Ltda, iniciou, na última semana, a produção de mais de 900 garrafas de álcool 70% glicerinado, com 500 ml cada. A iniciativa visa contribuir com as unidades públicas de saúde do município de Diamantino-MT no combate e prevenção à pandemia causada pela Covid-19. Nesta terça-feira (14/04), o campus retoma a produção de 2.000 garrafas de álcool 70% glicerinado, com 500 ml cada. Até o momento estão sendo produzidos um total de 1.500 litros de álcool 70% glicerinado. A Prefeitura Municipal de Diamantino também participa da ação com a doação de parte das garrafas.
A ação está sendo realizada por meio de projeto de extensão proporcionado pelo Edital 047/2020 do IFMT, sob a coordenação da Professora Deise Perígolo, doutora em Química. Compõem também a equipe o Professor Marcelo Silva Barcellos, doutor em Biologia Celular, o professor da Escola Estadual Plácido de Castro, Paulo Henrique de Carvalho, mestre em Química, e a responsável técnica do projeto e servidora do IFMT - Campus Avançado Diamantino, Luana Laiame de Oliveira.
Nesta terça-feira, dia 14 de abril, será feita a entrega do produto aos órgãos de saúde do município. Segundo o professor Paulo Henrique, a adição de glicerina ao álcool 70% tem a finalidade de evitar o ressecamento das mãos após o uso.
Existe ainda a estimativa de produção de uma segunda remessa, somando mais 2.000 garrafas de álcool 70% glicerinado a serem doadas e beneficiando de forma mais significativa o sistema de saúde pública do município de Diamantino-MT. Além da rede pública saúde, o álcool gel será entregue ao Hospital São João Batista, Lar São Roque (asilo de idosos) e Polícia Militar.