IFMT
início do conteúdo

Direção do IFMT Campus Sorriso reúne-se com Poder Executivo Municipal e oferece apoio do Instituto para análises laboratoriais da Covid-19

Publicado por: Campus Sorriso / 21 de Maio de 2020 às 07:48

‘Podemos ajudar’. Foi com essa premissa que a direção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso enviou à prefeitura municipal um ofício, na semana passada, propondo uma cooperação entre IFMT e Prefeitura para viabilizar a estruturação de um laboratório especializado para análises na área de saúde, em especial as relacionadas à Covid-19.

Em resposta, o prefeito Ari Lafin convidou o diretor da unidade de ensino federal, prof. Claudir von Dentz, para discutir pessoalmente os detalhes da proposta, reunião que aconteceu na manhã de terça-feira (19/05), da qual também participou o secretário municipal de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro.

“Diante da situação de agravamento da crise provocada pelo novo coronavírus, e das informações e recomendações dos órgãos de saúde e da comunidade científica do Brasil e do Mundo, o IFMT Campus Sorriso, no intuito de ajudar no enfrentamento à crise, ofereceu ao município essa proposta de parceria. Todas as instituições e pessoas devem refletir sobre o que está ao seu alcance nesse momento, e sobre o que pode ser feito para ajudar nesse combate. Estamos fazendo nossa parte”, comenta o diretor. 

Segundo von Dentz, o Campus Sorriso possui profissional habilitada para as análises necessárias, inclusive com doutorado na área, além de técnicos auxiliares para compor uma força-tarefa na eventual implantação de uma estrutura dedicada à análise de amostras de pacientes com suspeita de contaminação pelo vírus Sars-Cov-2. 

Quanto à estruturação física do laboratório necessária para iniciar as análises, o IFMT colocou à disposição do município área para sediar a construção do laboratório e os laboratórios existentes que, com alguns investimentos em adaptações e equipamentos, podem ser convertidos para essa tarefa, conforme a necessidade. “O ideal seria uma estrutura, isolada do prédio principal, mas caso haja urgência para esse serviço, podemos ter uma adaptação em algum espaço já existente como medida paliativa”, explica von Dentz. 

O primeiro caso confirmado de Covid-19 em Sorriso foi contabilizado no dia 1º de Maio. Ontem (20/05), o município já registrava 63 casos confirmados e outros 53 casos suspeitos, aguardando resultados de exames laboratoriais, além do monitoramento de 253 pacientes pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento por apresentarem sintomas leves que podem ser atribuídos à doença, mas que ainda não se enquadram nos protocolos para realização de exames comprobatórios. 

Nos próximos dias, um projeto desenvolvido pelo IFMT em Sorriso iniciará a produção de 5 mil litros de álcool 70 glicerinado - produto que tem a mesma eficácia do álcool em gel para a higienização pessoal e de superfícies de uso comum. O álcool será distribuído gratuitamente em recipientes pequenos e em sistema de recarga de recipientes em unidades de saúde de comunidades carentes no município. 

A nível de estado, diversas ações estão sendo desenvolvidas pelo Instituto Federal, desde a confecção de máscaras e protetores faciais, exames laboratoriais de Covid-19 (na capital) e doação de alimentos produzidos em áreas de aprendizagem, somando mais de 40 iniciativas específicas desenvolvidas para o enfrentamento da crise de saúde e suas consequências socioeconômicas.

 

foto: Decom/Sorriso

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT