Campus Tangará, Unemat e OPAN doam dois mil litros de álcool em gel a indígenas

Publicado por: Reitoria / 29 de Julho de 2020 às 19:18

O Campus Avançado do IFMT Tangará da Serra e a Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Tangará da Serra, em parceria com a Operação Amazônia Nativa (OPAN), novamente uniram forças para a produção de dois mil litros de álcool em gel para o combate à Covid-19 na região.

Foram entregues 1.500 litros de álcool em gel para populações indígenas das cidades de Juara, Sapezal, Cacoal-RO e Vilhena-RO, além de Tangará da Serra. Os 500 litros restantes serão distribuídos a instituições beneficentes da cidade de Tangará.

A ação contou com o apoio do Conselho Regional de Química de Mato Grosso, que intermediou a doação de dois mil litros de álcool líquido da Usina Inpasa Agroindústria, de Sinop, e da empresa MC Química, de São Paulo, doadora do espessante usado para transformar o álcool líquido em gel. As embalagens foram adquiridas pela OPAN.

“E os professores e técnicos do IFMT e da Unemat realizaram todo o trabalho de produção e a articulação das ações”, contou o diretor do IFMT Tangará, Gilcélio Peres durante a entrega simbólica do material, nesta terça-feira, 28.

“Quero agradecer a parceria dessas instituições que estão fazendo o possível para atender a comunidade indígena com um produto que está sendo muito utilizado contra o novo coronavírus”, reconheceu a farmacêutica da Saúde Indígena Brasil Adentro, Valdeiza Ozanaezokero.

Recentemente as instituições produziram e doaram sabão artesanal, água sanitária e sabonete líquido num total de 4.700 litros de produtos de limpeza, entre sabão e sabonete líquido, detergente e água sanitária. “E 500 litros de álcool, que se somam a estes dois mil litros entregues ontem”, completou o diretor.

(Ascom/IFMT com informações do Jornal Diário da Serra)