Campus Avançado Sinop produz 600 protetores faciais para trabalhadores da saúde

Publicado por: Reitoria / 12 de Maio de 2020 às 16:55

Seiscentos protetores faciais estão sendo produzidos e distribuídos pelo campus Sinop do Instituto Federal de Mato Grosso para os trabalhadores da área da saúde daquele município e região. A iniciativa é fruto de um dos mais de 40 projetos viabilizados pelo edital de apoio às ações de enfrentamento à Covid-19 da Pró reitoria de Extensão do IFMT.

“Já foram doados 300 protetores faciais ao Hospital Regional e à Secretaria de Saúde de Sinop, que fará a distribuição às unidades básicas de saúde e unidades de pronto atendimento. Alguns municípios próximos como Sorriso, Vera, Santa Carmem, Feliz Natal, Cláudia, Itaúba, Nova Santa Helena e Colíder precisaram e também estão sendo atendidos. Recebemos, ainda, uma solicitação de Cáceres e encaminhamos protetores para lá também”, explicou o professor de Informática e coordenador do projeto, Carlos Eduardo Gomes da Costa.

Além do docente, o projeto conta com a seguinte equipe: a diretora do campus, Gilma Silva Chitarra, os professores e engenheiros mecânicos, Denis Alexandre de Rubin Costa e Ana Paula Quadros de Oliveira, o professor e engenheiro eletricista Hélio Coelho de Ornellas e o Técnico de Lab. de Informática, Leonardo Morilha Leão.

Costa agradeceu as orientações recebidas de colegas professores da Unemat na compra dos equipamentos e insumos e no início do trabalho de produção dos utensílios. “Eles já tinham experiência, sabiam quais materiais dariam certo, como era preciso proceder e nos auxiliaram nesse sentido”.

Também participam da iniciativa os estudantes Caio Felipe Gomes Lopes, do curso Técnico em Eletromecânica, Gabriel da Conceição Pereira, aluno do Curso Técnico em Eletromecânica e Lucas Vinicius Peghin Pereira, ex aluno do Curso Técnico em Eletromecânica.

Além do campus Avançado de Sinop, estão fabricando protetores faciais os campi São Vicente, Pontes e Lacerda, Barra do Garças e Juína.