Servidores do Campus Lucas do Rio Verde conhecem trabalho de análise de COVID-19 do Campus Cuiabá – Bela Vista

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 2 de Julho de 2020 às 12:36

O Campus Cuiabá – Bela Vista do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) recebe, nesta quarta (2)e quinta-feira (3), a visita dos coordenadores do processo de implantação das análises de COVID-19 no laboratório de Biotecnologia do Campus Lucas do Rio Verde. A proposta da visita é a troca de experiências entre os servidores dos Campi, mas, principalmente, entender o processo de funcionamento e métodos de análise já praticados pelo Laboratório de Biotecnologia do Campus Cuiabá – Bela Vista.

Desde o início das atividades, no mês de maio, o Laboratório de Biotecnologia do Campus Cuiabá – Bela Vista já realizou mais de duas mil análises de COVID-19. Além dos protocolos internos, os visitantes de Lucas do Rio Verde conhecerão um pouco mais das adequações nas instalações, além dos passos necessários e obrigatórios para credenciamento da unidade junto ao Laboratório Central do Estado (Lacen-MT).

Para o diretor-geral do Campus Cuiabá – Bela Vista, Deiver Teixeira, o relacionamento e a troca de experiências intercampi é a essência do trabalho em rede do IFMT. “A construção conjunta do conhecimento é um bem precioso. Mais eficaz ainda é quando este processo tem seu protagonismo no âmbito dos Campi, que é o foco de todo o trabalho que desenvolvemos”, afirmou.

Fazem parte da visita técnica os professores, doutores na área de Biotecnologia, Camila Junkes e William Pietro. De acordo com o diretor-geral do Campus Avançado de Lucas do Rio Verde, João Vicente Neto, a equipe local para análises de COVID-19 será composta por 12 profissionais, entre doutores e mestres nas áreas relacionadas. O laboratório se encontra em fase de credenciamento junto ao Lacen-MT e têm início de atividades previsto para as próximas semanas.

João Vicente destaca a importância da visita. “Esta é a parte mais importante da ação: a troca de experiência com quem já desenvolve um trabalho de excelência no combate à COVID-19 e pode nos apontar os desafios e os caminhos corretos a serem seguidos. Este trabalho em rede é muito eficiente para a instituição e exemplo a ser seguido no âmbito do Estado”.