Professores do IFMT - Campus Diamantino criam canal de comercialização de produtos da agricultura familiar em Diamantino durante a crise da COVID-19

Publicado por: Campus Avançado de Diamantino / 13 de Abril de 2020 às 10:50

Na primeira semana do mês de abril, iniciou-se, por intermédio dos professores Givaldo Dantas Sampaio Neto, Fernando João Bispo Brandão e Nayara Cristina Magalhães Sousa, em parceria com a Prefeitura municipal de Diamantino, a EMPAER e a Coopercaeté, uma ação solidária que visa à venda de produtos da agricultura familiar no município de Diamantino-MT. O projeto, denominado Feira Solidária, é uma importante iniciativa para ajudar os agricultores familiares que perderam a sua principal fonte de renda, proveniente das feiras livres, no momento proibidas devido à crise decorrente da pandemia da COVID-19.

Os alimentos são recebidos pelas equipes no prédio do Instituto Federal do Mato-Grosso (IFMT) Campus Avançado de Diamantino e entregues à população por delivery. Para atender às normas de comercialização no contexto da pandemia, o local está cumprindo todas as regras de higiene, como o uso de luvas, máscaras e atendimento individual para o recebimento do cliente.

Com a entrega dos alimentos, os produtores podem garantir um rendimento durante esse período de crise, sendo que a expectativa é de que as entregas continuem após o período de isolamento social, alcançando mais moradores e gerando emprego e renda aos agricultores familiares da região.

Segundo o professor Givaldo, “O formato de compras das pessoas já estava em mudança e agora, com a necessidade de isolamento, o modo delivery cresceu. Na minha opnião, abriu-se um espaço para uma start-up no comércio dos produtos da agricultura familiar na cidade de Diamantino."

O professor Fernando complementa que “Os agricultores da região, com essa iniciativa, abrem um campo para a comercialização de seus produtos, assim, espera-se que os produtores possam ser incentivados a produzir mais, e que a agricultura familiar saia fortalecida dessa crise."

As entregas serão feitas quinzenalmente, aos sábados, e a próxima está agendada para o dia 18 de abril. As encomendas podem ser feitas durante a semana, até as 12 horas da sexta-feira anterior ao dia da entrega, pelos seguintes contatos: Vanderlei (65) 996973729; Fernando (14) 981572621; João Pedro (65) 999090396.