IFMT
início do conteúdo

No combate à Covid, projeto do IFMT Campus Sorriso processa álcool doado pela indústria local e produz álcool 70º para instituições e públicos estratégicos

Publicado por: Campus Sorriso / 15 de Agosto de 2020 às 10:13

Há várias maneiras de colaborar com o enfrentamento da Covid-19, e praticar o distanciamento social é apenas uma delas. A higienização correta das mãos, da indumentária dos profissionais de saúde e dos ambientes de uso comum em unidades de saúde, por exemplo, são tarefas que demandam a mobilização de toda uma cadeia de produtos e serviços, entre eles, a produção e distribuição de produtos de limpeza. E contribuir com essa cadeia é uma forma de contribuir na guerra contra o novo coronavírus.

Em Sorriso, com o apoio de uma indústria local, o IFMT Campus Sorriso está produzindo álcool 70° para distribuição às instituições que lidam diariamente com o combate à Covid e a públicos que estão mais expostos ao vírus SARS-CoV-2 ou famílias que não têm condições financeiras de adquirir o produto em quantidade suficiente para a prevenção à Covid-19, doença que já alcançou mais de 20 milhões de pessoas e provocou mais de 700 mil mortes em todo o mundo. No Brasil, o novo coronavírus já deixou mais de 100 mil mortos, sendo 61 mortes confirmadas só em Sorriso - cidade que ontem (14) contava com 42 pessoas hospitalizadas com a Covid, conforme dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento.

O projeto é vinculado ao Edital Nº 47/2020 - RTR-PROEX/RTR/IFMT. Sob a coordenação do técnico em alimentos Rafael Ponciano Duarte, a iniciativa também conta com o apoio da Destilaria Buriti, que doou 5 mil litros de etanol a 92,8° (álcool que serve como matéria-prima para o produto glicerinado). Por meio dessa ação, até a última quinta-feira já haviam sido produzidos 1.400 litros de álcool 70° glicerinado, que tem a mesma eficácia do álcool em gel para a sanitização de ambientes e higienização das mãos. A estimativa é que, até o começo da próxima semana, o projeto, desenvolvido em um dos laboratórios do Instituto Federal, ultrapasse a marca dos 2 mil litros de álcool processados.

Na data de ontem, o IFMT entregou 500 litros de álcool 70º ao Hospital Regional de Sorriso. Outros 300 litros devem ser entregues para o Hospital de Campanha no começo da próxima semana. Além disso, o projeto já recebeu pedidos para que parte do álcool que está sendo produzido seja destinado a associações de motoristas de aplicativo e taxistas no município. “As instituições públicas e outras organizações que não têm fins lucrativos podem encaminhar ofício para nós, que iremos analisar cada caso dentro das nossas possibilidades”, comenta Rafael.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT