No combate ao Coronavírus, IFMT São Vicente vai produzir protetores faciais para profissionais de saúde

Publicado por: Campus São Vicente / 2 de Abril de 2020 às 08:04

Através de um projeto em andamento no IFMT São Vicente Centro de Referência de Campo Verde serão produzidos, em ambiente 3D, equipamentos de proteção da face, a serem doadas para secretarias e/ou unidades de saúde para os profissionais da área.

A iniciativa foi contemplada na Chamada Interna de Apoio a Projetos de Extensão para o Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional decorrente do Coronavírus (COVID-19), Edital nº 47/2020.

O professor Pedro Henrique Pereira, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), que é o coordenador deste projeto, destaca que a ideia surgiu “dado às diversas notícias veiculadas de que universidades, pelo mundo, estão reproduzindo este material para atender a demanda de EPIs para os profissionais da saúde. Resolvemos, então, fazer a nossa parte em colaborar”.

A proposta do IFMT São Vicente se baseia em um projeto em execução na República Tcheca onde já foram produzidos mais de 12 mil protetores de face. Há cerca de 90 mil pedidos para suprir a demanda daquele país. Universidades por todo o mundo tem replicado esse modelo colaborativo de produção de material de segurança para distribuírem aos profissionais envolvidos no combate ao novo coronavírus.

“Os profissionais da saúde são a linha de frente no combate ao novo coronavírus. Na Europa ocidental, muitos descrevem um cenário de guerra nos hospitais superlotados, e alguns deles vem perdendo batalhas e acabam sendo infectados”, enfatiza o projeto.

Conforme o coordenador, “à medida que o material for distribuído, será coletado o feedback dos usuários. Questões como conforto do EPI e sugestões de ajustes serão avaliadas para adequação no desenho dos lotes a serem produzidos nas etapas seguintes”.

Ele ainda enfatiza que “a realização das atividades propostas sempre serão realizadas de forma a manter o isolamento social. Em atividades em que isso não for possível, serão observados todos os protocolos de segurança propostos pelo Comitê de Prevenção do COVID-19 do IFMT”.

O recurso do projeto será destinado à aquisição das impressoras e insumos. Empresas e entidades estão sendo contatadas e se mostraram abertas a serem parceiras neste projeto, possibilitando a aquisição de mais matéria-prima e consequentemente aumentar a produção.

A expectativa do professor Pedro é que no final da primeira quinzena do mês de abril o lote inicial do produto esteja pronto e sendo distribuído.

Também participam do projeto os professores Robson Keemps e Edie Correia; os alunos Flávia Guimarães Ribeiro Pereira, Jean Lucas Neves dos Santos e Vinícius Dias de Queiroz, do curso TADS; e o técnico administrativo Ivanor Antônio Kayser.

IFMT - Campus São Vicente/Sérgio Thompson