Intérpretes de Libras do IFMT proporcionam acessibilidade linguística à comunidade surdas no acesso à informação sobre a Covid-19 em Campo Novo do Parecis

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 27 de Maio de 2020 às 15:22

Alessandra Mariza Leite e Cláudia Aline Dassow são intérpretes de Libras do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Campo Novo do Parecis. As duas profissionais têm proporcionado a comunidade surda o acesso a serviços de saúde no município, em meio ao período de pandemia do novo coronavírus, através da oferta de serviços de Interpretação para Língua Brasileira de Sinais das informações referente à Covid-19 em lives realizadas pela Prefeitura Municipal.

A solicitação partiu do prefeito de Campo Novo do Parecis, Rafael Machado, que acionou as intérpretes do campus, sendo atendido imediatamente. Através da atuação das intérpretes, Alessandra Mariza Leite e Cláudia Aline Dassow, as lives realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde estão sendo interpretadas semanalmente, possibilitando, assim, que a comunidade surda local tenha acesso às informações.

Cláudia disse que esta ação está contribuindo para a acessibilidade e inclusão da pessoa surda na sociedade. “Dessa forma, o IFMT contribui, dando ao sujeito surdo a oportunidade de participação social”, justificou.

O diretor geral do campus, Fábio Luis Bezerra, elogia a iniciativa do prefeito e a atuação das intérpretes do campus. “Em tempos de pandemia, a informação é a maior aliada na prevenção da COVID-19. Por isso, ter intérpretes de libras nos pronunciamentos oficiais da Prefeitura de Campo Novo do Parecis é essencial para garantir que todos tenham acesso às informações”, finalizou.

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis