IFMT-Pontes e Lacerda: perfil "@iftonaativa" dá dicas de exercícios e incentiva atividade física em casa

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 1 de Abril de 2020 às 14:09

O projeto "IF Tô Na Ativa", encapado pelo Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste, têm estimulado a prática de atividade física em casa no período de isolamento social ocasionado pelo Coronavírus (COVID-19). A partir do perfil @iftonaativa no Instagram são lançados desafios periódicos, direcionados treinos funcionais com vídeos instrutórios, dicas de exercícios e alimentação. A ação é uma das aprovadas na Chamada Interna de Apoio à Projetos de Extensão para o Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional Decorrente do Coronavírus- Edital 047/2020 do IFMT.

A iniciativa surgiu no Campus no início de março direcionada inicialmente aos alunos e servidores da unidade, com objetivo de estimular a prática de atividade física regular e adoção de estilo de vida mais saudável. Contudo, devido ao cenário da pandemia a abrangência cresceu. "Percebemos principalmente através da suspensão de atividades de alguns setores do país e da nossa região que muitas pessoas fora do contexto escolar começaram seguir a página do projeto, que é fomentado por uma rede social, e passaram participar ativamente das propostas. Por isso houve a intenção de participar do Edital. Nesse período dentre as inúmeras prevenções propostas pelo Ministério de Saúde e nosso próprio comitê interno, devemos evitar aglomeração de pessoas em espaços públicos, como eventos esportivos, academias. Sabemos que esse momento de redução social impacta na nossa saúde, não só física, como mental. Então esse projeto vem para tentar minimizar, mitigar esses impactos nesse período de isolamento social", explicou a coordenadora do projeto, professora doutora Aline Dutton.

A professora destacou alguns dos benefícios para saúde nas ações direcionadas no projeto e a flexibilização das atividades. "A atividade física traz inúmeros benefícios, como melhora no sistema cardiorrespiratório e também imunológico, além de diminuir o processo de estresse e ansiedade decorrentes do afastamento social (...) Começamos a desenvolver treinos, periodização de treinos funcionais, para que as pessoas possam realizar na casa delas, nesse enfrentamento da Covid-19", disse ao ressaltar que em breve interações ao vivo começarão ser feitas.

Também integram o projeto alunos do Ensino Médio Integrado das turmas de terceiro ano do cursos técnicos em Administração e Informática, além da parceria externa com uma nutricionista que dá dicas de alimentação e outros que auxiliam nos treinos. Há sorteio de brindes e a intenção e encerrá-lo com um passeio ciclístico, a partir das orientações das autoridades. "Estamos aí com o convite, participem. O perfil no instagram é @iftonaativa. O importante é colocar uma rotina de atividade para tentarmos mitigar os impactos da Covid na nossa saúde, para voltarmos mais fortes ainda nas nossas atividades e vencer juntos. Participe conosco", concluiu a coordenadora.

IFMT-Campus Pontes e Lacerda/ Weverton Correa