Covid-19: IFMT de Campo Novo do Parecis iniciou a entrega de Kits com alimentos do PNAE para estudantes da instituição

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 4 de Junho de 2020 às 15:50

A partir dessa quinta-feira (04/06) o Instituto Federal de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis iniciou a entrega de kits de alimentos montados com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Têm direito aos alimentos do PNAE estudantes matriculados no Ensino Médio da instituição, que compreende os cursos de Técnico em Agropecuária, Manutenção e Suporte em Informática e Administração, todos Integrados ao Ensino Médio.

Não houve o critério de baixa renda para entrega dos Kits, pois o acesso à alimentação escolar é universal para o público especificado na lei 13.987 de 07 de abril de 2020. No entanto, o IFMT de Campo Novo do Parecis buscou consultar os estudantes que realmente têm necessidade dos alimentos neste período de quarentena. Os interessados precisaram respondem um questionário informando o desejo de receber kit.

Nesta etapa, 184 estudantes, residentes do município, manifestaram interesse e receberão, em casa, o Kit Alimentação Escolar. As entregas estão previstas para ocorrer a partir de hoje, dia 04 de junho, e será finalizada quando todos os alunos forem contemplados.

Além disso, outros 43 alunos, que não residem em Campo Novo do Parecis, serão agraciados com um repasse financeiro, correspondente ao valor do kit alimentação, pois a logística para entrega se torna inviável.

A ação de entrega dos kits tem como base a resolução nº 02 de 09 de abril de 2020 que dispõe sobre a execução do PNAE durante o período de calamidade pública em que se encontra o país devido à pandemia do Coronavírus. Seguindo as orientações do Ministério da Educação, os kits serão compostos por alimentos semelhantes àqueles que seriam servidos no restaurante do campus.

De acordo com a nutricionista do IFMT de Campo Novo do Parecis, Luciana Sampaio Cunha da Silva, alimentação escolar é parte do processo de aprendizagem e rendimento escolar por meio da oferta de refeições que cubram as necessidades nutricionais dos alunos. “Na alimentação escolar damos preferência à oferta de uma alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, e que respeitam as necessidades nutricionais dos alunos”, finalizou Luciana.

FIQUE ATENTO

A entrega dos alimentos iniciou nessa quinta-feira, dia 04 de junho. Para receber o kit siga algumas orientações:

1 – Receba-os com o uso de máscara;

2 – Tenha em mãos uma caneta de tinta azul ou preta para assinar o recibo da entrega. Precisamos evitar que a mesma caneta seja transferida de casa em casa;

3 – Lave os gêneros alimentícios, inclusive as frutas, com água e sabão antes de guardar em armários, geladeiras ou freezer. Se possível, higienize-os antes mesmo de adentrarem na residência;

4 –  Higienize as frutas que serão consumidas com casca e verduras que serão consumidas cruas em solução clorada por 15 minutos (1 colher de sopa de hipoclorito de sódio ou água sanitária sem alvejante para cada 1 L de água).

Prontinho! Agora que você já sabe quais orientações seguir. Quando receber seu kit, faça um post, utilize as hashtags #IFMTCNP #AlimentaçãoEscolar #PNAE e nos mostre todos os cuidados adotados!

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis