Covid-19: Campus Cuiabá realiza manutenção em respiradores artificiais e produz dispositivo de proteção

Publicado por: Reitoria / 7 de Abril de 2020 às 08:28

Manutenção em respiradores artificiais da rede pública de saúde e dispositivo de proteção contra a Coronavírus são mais dois projetos aprovados no edital nº 47/2020 IFMT/PROEX que desenvolvidos no Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva para enfrentamento da COVID-19.

No projeto de manutenção de respiradores artificiais, equipamento essencial no tratamento das pessoas afetadas pelo vírus, o Campus recebeu na última sexta-feira (03.04), 17 respiradores que estavam parados aguardando manutenção no hospital Santa Helena. Os projetos atendem a chamada da Pró-reitora de Extensão no sentido de contribuir no esforço social de combater a epidemia da corona vírus.

“Recebemos os respiradores, fizemos a esterilização básica e agora vamos revisar todo o sistema eletrônico e mecânico para que voltem a funcionar o mais rápido possível”, explicou o professor Cristovam Albano da Silva que juntamente com o professor Luís Carlos do Nascimento, alunos e ex-alunos desenvolvem o projeto denominado Oficina do Bem.

Já o dispositivo de proteção individual é uma espécie de canivete plástico que serve para evitar que as pessoas utilizem as mãos no contato com todos os tipos de superfície e assim evitem contrair o vírus. O projeto está sendo desenvolvido pelo professor Rodrigo Junges que prevê a entrega de 500 unidades para o público interno da instituição.

O professor Rodrigo, utilizando de uma impressora 3D, desenvolve também um segundo projeto que é a construção de um protetor facial, equipamento de proteção individual, especialmente para profissionais de saúde.

IFMT-Campus Cuiabá/ Jones Martinho